Menu

Dicas de estudo.

7 de fevereiro de 2013

Olá meninas.
As aulas já estão voltando e eu resolvi dedicar esse post só para uma conversa e algumas dicas sobre como lidar com mais um ano escolar. Eu sei que muitas de vocês, assim como eu estão no ensino médio e outras nem chegaram até aqui, então vamos lá! 


No começo do ano é super normal querer ir até uma livraria comprar tudo novo, tudo colorido e que chame atenção na classe não é? Mas o material precisa ser bem organizado. Não que eu queira ser a mãe de vocês pra falar sobre isso mas acho que posso ajudar. huahahahahu
 Por exemplo: acho super correto apenas dois cadernos de dez matérias cada um, assim você acaba dividindo todas as matérias de acordo com seu horário de aulas. Fica até mais fácil na hora de levar o peso pra escola, sabe? E aí você ainda terá a chance de escolher duas capas (pra quem escolhe os cadernos pela cor, modelo...). Têm gente que prefere um caderno para português e matemática separado, aí fica a critério de vocês. Pode comprar um simples penal para guardar o necessário/básico. Você não estuda pra sempre, então pra que comprar alguma coisa cara pra não usar mais depois de uns anos? Não compensa. Você compra o que acha que deve e o que faltar dá de ir comprando ao longo do ano... ao longo do que os professores pedem. *Inclusive pra quem vai pro primeiro ano agora em matemática*. 

 E você sabe como estudar?
Organização. Você precisa estudar. Você certamente sabe disso. Precisa então por a mente pra funcionar e pensar no que precisa ter em mãos para determinada matéria. Estude em um lugar onde você possa ocupar bastante espaço, para que possa abrir livros, usar o penal, cadernos... enfim. Outra dica é não estudar na frente do computador. A janelinha do facebook vai ficar aberta e você não vai prestar atenção em outra coisa a não ser no chat. Aconselho a mesa da cozinha ou o chão do quarto. Pode até ser na cama, desde que você esteja completamente desligado de tecnologia e pessoas. Você precisa de silêncio, concentração e disposição. 

Persistência. Você reconhece o que tem que fazer. Sabe que precisa tirar uma nota acima da média. E sabe também que toda aquela bagunça ORGANIZADA não está ali atoa. Se algo te desliga dali, volte. Não adianta nada ficar com o celular do lado do livro e ficar respondendo as mensagens, ou um fone no ouvido para matérias de leitura. Você precisa sim continuar com a mesma força de vontade de antes. Mesmo que todos os seus amigos saiam de casa e você não, mas no outro dia quem vai sair bem na prova é você. A prova pode ser a mais fácil de todas, mas você precisa dar tudo o que tem. Uma outra dica que aprendi com a minha tia e sempre funcionou comigo é estudar matemática com barulho. Exatamente, você ficará tão cansada de números que as vezes o silêncio atrapalha, o barulho nesse caso te faz pensar. Opte por um fundo de televisão.

Planejamento. Você não precisa ser a aluna mais certa da sala e nem ser completamente planejada tipo os pais de filmes americanos que não dão bola para os filhos por estarem ocupados. Você só precisa se agendar, não precisa exatamente uma agenda, só tem de preparar por mês um calendários de provas e trabalhos (eu faço isso). "Calendário de provas fevereiro", um exemplo. Anote tudo ali. O dia que foi marcado, o assunto, o data de entrega e se possível a nota que você pretende tirar e depois quanto você tirou de verdade. Ir comparando médias é legal e ajuda bastante.  

Horário. Você precisa de um horário para estudar, não vai estudar o dia inteiro e nem vai deixar de estudar por isso. Reserve um tempo só seu para o estudo. Têm quem diga que isso é besteira mas, o melhor horário para estudar é logo quando chega da escola. Sabe por quê? Você acabou de voltar de lá, está tudo gravado em sua mente e você só precisa por em prática aquilo que aprendeu horas atrás, seja conta de matemática, gráficos de geografia ou desenhar biologia... Só nunca pode deixar para cima da hora. Trabalhos são marcados com mínimo uma semana antes, você apenas precisará seguir todos os passos acima e entregar o trabalho no dia certo e receber nota máxima por isso. Se você entendeu o conteúdo, nada atrapalha... terá tempo de sobra para um passeio com os amigos ou um recreio bem conversado. Falando em recreio... se sua prova for depois do intervalo, terá mais uns minutinhos para uma última lida no assunto. Super funciona. 

Bom, se você teve saco de ler tudo isso aí em cima, parabéns. Acho que seu ano será ótimo nos estudos. hahahaha
 Me desculpem por escrever demais, mas são só algumas dicas que aprendi ao longo desses tantos anos estudando. Caso tenha restado alguma dúvida, me pergunte! Beijinhos e até o próximo post!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.